terça-feira, 18 de setembro de 2012

Encurtamento muscular.

garota alongando os quadrisOs exames que fiz devido as dores no glúteo não evidenciaram nenhuma lesão. Depois de uma minuciosa avaliação, foi observado encurtamento da musculatura ântero posterior, provávelmente devido ao fato de ficar boa parte do dia sentada e também não alongar de maneira correta depois da corrida. A musculatura dos ombros também esta bastante encurtada, apesar de ainda não ter sentido dores ou tensão nessa região. 
Tais encurtamentos, em grupos musculares responsáveis pela manutenção da postura, estão provocando desvios posturais.
Confesso que vinha deixando bastante a desejar com relação aos alongamentos, pois na maioria das vezes ou já estava muito cansada depois dos treinos ou com pressa.
Fui encaminhada para uma fisioterapeuta que realizou sessões de osteopatia, o que literalmente tirou a dor que eu sentia com a mão. Também me passou dicas e  posturas de alongamento. Algumas posições são bem desconfortáveis , pois os grupos musculares acometidos vão precisar no momento de longo tempo de permanência em alongamento e também ultrapassar o limite estático dos tecidos para suprir o encurtamento. Ou seja, dói e requer tempo. 
Apesar de não gostar, estou me esforçando para fazer tudo direitinho.Tenho esperança, que com o tempo, ocorra o mesmo que os exercícios de  fortalecimento muscular que odiava fazer,  mas que agora já fazem parte da minha rotina. 
Ainda terei algumas sessões de RPG pela frente. Tratamento fisioterapêutico que é um método de alongamento muscular ativo usado em alterações posturais.
Tudo por amor a corrida!

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Voando baixo...

Mais uma corrida de 8km aqui em Passo Fundo (RS).
Esta prova faz parte de um circuito de 4 etapas. Na  primeira não participei (ainda estava engatinhando nas corridas). A segunda etapa foi a minha estréia e  participei por insistência do marido, com o intuito de apenas me divertir, o que de fato aconteceu, mas surpreendentemente consegui o primeiro lugar na minha categoria com o tempo de 40'05.
Confesso que, apesar de ter achado que esse primeiro resultado não passava de sorte de principiante passei a me dedicar com mais afinco aos treinos. A evolução tem sido significativa, mas cabe aqui uma ressalva, ainda estou em fase de aprendizagem quanto ao momento de descansar, rsrs.
Durante a semana, acabei não reduzindo o volume de treino como deveria e para completar exagerei no treino de tiros na 5° feira. O resultado foi que, na 6° feira minhas pernas a todo momento me faziam lembrar do esforço da semana. A tardinha sai dar uma caminhada de uns 40 min. para ver se acelerava o processo de recuperação. No sábado pela manhã ainda tinha dores, então fiz um trote, de cerca de 30 minutos, bastante leve, o que contribuiu para relaxar a musculatura. Ficou a lição de organizar melhor os treinos nas semanas em que tenho provas programadas, para dar tempo do corpo estar plenamente recuperado.
A prova desta 3° etapa aconteceu às 9h. do domingo. O percurso, o mesmo da etapa anterior,  saiu da Av. 7 de Setembro (no Centro da cidade) seguiu pela av.Presidente Vargas até o Estádio Vermelhão da Serra, onde retornávamos, sendo a chegada no Parque da Gare.
Na largada, acabei ficando um pouco para trás, mas não perdi o contato com as primeiras colocadas. No 3°km estava me sentindo cansada, no entanto, conseguindo manter um bom ritmo. Começou então a famosa subida do "Vermelhão da Serra" e pensei "se já esta difícil, agora vai ficar bem pior". Porém o que percebi foi os demais corredores diminuindo o ritmo enquanto o meu parecia inalterado. Passei uma corredora (mais alguns corredores, rsrs) e já estava na cola de outra quando, um amigo, que estava retornando, deu um grito de apoio. Eu, que ainda estudava a possibilidade de dar o bote, acordei e tratei de ultrapassar a garota, rsrsrs.
Alguns metros depois já havia o retorno. Com a prova se aproximando do final, a sensação de cansaço simplesmente foi embora (vai dizer que o psicológico não influência...).


Minha mini treinadora!
 
Minha filha vibrando perto da linha de chegada é sempre minha maior realização, e de longe já podia ouvi-la gritando:" Mãe você é a segunda!!!".
Ao cruzar a linha de chegada recebi um abraço da corredora que ganhou a prova. Ela veio me cumprimentar por que soube que  havia começado a me embrenhar na corrida a pouco tempo e queria parabenizar pela conquista. Fiquei comovida com o gesto.





 
O tempo da prova foi de 37'14. Em 3 meses reduzi cerca de 3 minutos !!!
Tenho plena consciência  de que, daqui para frente, a melhora nos tempos já não será tão grande, mas a minha motivação... AH!! Essa só aumenta a cada dia, rsrsrs.
Quanto as dores que relatei no post anterior esta descartado "Síndrome de Piriforme" parece ser algo no glúteo máximo e não ter mesmo muita relação com a corrida, de qualquer forma até quarta-feira terei o diagnóstico completo, mas como não houve restrição a prática de atividades, tudo me leva a acreditar que não seja nada sério.
Séria mesmo era a carinha da minha filhota analisando o troféu e questionando:"Mãe é melhor tirar o 2° lugar no geral do que tirar o 1° lugar na categoria, né?!!"