terça-feira, 7 de agosto de 2012

Minha estréia em Meia Maratona!

Nem sei como descrever a sensação maravilhosa que foi minha primeira corrida em meia maratona...
Me surpreendi! Fiquei "hiper mega super endorfinada"! Me apaixononei pela distância. Simplesmente ADOREI!
Deixa eu tentar começar do início, rsrsrs.
A prova estava  programada para iniciar as 8:30h. da manhã. Como já tinha retirado o kit no dia  anterior, cheguei apenas uns 15 minutinhos antes para dar uma aquecida. Estava nublado e a  temperatura em torno de uns 16°C, ou seja, muito favorável.
A largada atrasou uns 10 minutos. Antes da meia maratona teve a largada da rústica de 5 kms e não pude deixar de ficar surpresa com a quantidade de participantes para as duas provas.

Durante a semana estava preocupada em como proceder no percurso. Sabia que o trajeto tinha algumas elevações, sendo duas as que mais me preocupavam. Uma com 5 kms de prova (quando ainda estaria descansada), outra com 15 kms (quando já poderia estar sentindo um pouco mais o esforço) sendo esta  bem extensa. De acordo com algumas dicas, que recebi aqui no blog, pensei em não forçar muito no início e depois da segunda elevação, se sentisse que ainda tinha pernas, tentar forçar um pouco mais.
No entanto, porém, de qualquer forma...rsrsrs.
Como o Eduardo ja havia me alertado, é difícil segurar o ritmo no início quando todo mundo sai a millhão. Até achei que estava conseguindo ser contida, pois só conseguia ver o pessoal me ultrapassando, rsrsrs.
Tinha prometido não ficar olhando o relógio o tempo todo, mas no km2 resolvi conferir e vi que o pace estava em torno de 4'55. Levei um susto e procurei baixar por que achei que assim não ia aguentar.
Na primeira grande elevação foi tudo muito tranquilo. Recuperei várias posições. Ainda assim a prova, num geral, estava muito rápida. Fiquei achando que uma hora o pessoal fosse ter de dar uma acalmada e não é que isso NÃO aconteceu, rsrsrs!!!
Fechei os 10kms com 50'10.  Ainda num ritmo forte para meus padrões de iniciante, mas como estava me sentindo bem, resolvi deixar assim mesmo.
No Km 12 avistei minha EQUIPE DE APOIO e renovei as energias. A partir dali a impressão que tive é de que a cada Km. estava melhor e mais animada, a terrível subida dos 15kms me fez reduzir um pouco o ritmo mas, não conseguiu me tirar o fôlego, pelo contrário, quando sai dela pensei:" A parte mais difícil já foi, agora posso acelerar sem medo."
No km18 uma certa nostalgia me abateu, agora só faltavam 3kms... não queria que acabasse... olhei o relógio e vi que marcava 1h'33m e lembrei que o André comentou no blog dele, que eu tinha condições de concluir a prova abaixo de 1h'50m. Confesso que quando li fiquei imaginando que seria ótimo porém, pouco provável, já numa primeira prova. Então ali, no km 18 aquele comentário soou como uma buzina nos meus ouvidos. Coloquei a 5° marcha e fui avisando "Isso aqui esta muito bom pessoal, mas sai da frente que vou tentar meu sub 1h'50m". rsrsrs.
Dei uma forçada e consegui fazer algumas ultrapassagens. Esses kms finais voaram. Procurei, como aliás fiz em toda prova, não ficar conferindo o relógio a todo momento, o que eu queria mesmo era me concentrar na minha sensação de esforço, curtir a prova  e chegar bem.
Nos metro finais.



Cruzei a linha de chegada tão feliz que quase não cabia em mim.
E o tempo???!!! 1'48:42 para 21,096Kms.
Até agora não acredito.
Esta é uma prova tradicional aqui na cidade, esta na 20° edição e é  alusiva as comemorações  da semana do município, achei muito bem organizada.
Teve premiação em dinheiro para os  5 primeiros colocados, tanto no geral como nas suas 13 categorias. As categorias femininas sairam prejudicadas pois eram apenas três. A minha, por exemplo, ia dos 26 aos 40 anos. Porém com a participação cada vez maior das mulheres a organização prometeu mudanças para as próximas edições.
De qualquer forma, fiquei em 5° lugar na minha categoria o que me rendeu medalha e um prêmio em dinheiro.
Fiquei me achando total...
A mais empolgada no pódio.

Quando fui retirar o prêmio em dinheiro estavam lá  outros corredores  também recebendo a premiação e grande parte deles sequer conseguia caminhar direito. Fiquei impressionadissima com aquelas cenas.
Eu estava ótima, de qualquer forma  pensei que  uma hora as dores pelo corpo poderiam dar as caras...Que nada! Tive um pouquinho de dor nas panturrilhas que com um bom alongamento sumiram.
E ontem estava me sentindo tão bem que já voltei aos treinos, 9kms de trote regenerativo, rsrsrs.
Obrigada a todos que ficaram na torcida!
Eu e minha filhota antes da largada.
André não posso deixar de comentar que adorei uma frase sua a qual lembrei várias vezes durante o percurso:  "A corrida é o esporte mais honesto do mundo. Ela lhe dá o que você treinou."
Então pessoal... "Bora correr"!!!!

17 comentários:

  1. Adorei a notícia, Ale.
    Meus sinceros parabéns pra ti. Foste ótima. Que delícia fazer sub1h50 na Meia Maratona. E ainda foi correr ontem?!! Ninguém segura essa menina...
    Beijão
    Helena

    ResponderExcluir
  2. Oi Helena!
    Obrigada!Estou muuuuito feliz!
    Não só pelo tempo, mas por ter curtido cada km e ter concluido mais este desafio me sentindo tão bem.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha, Alessandra. Meus parabéns. Foi um super tempo já começar com uma Meia maratona sub 1h50min. E o mais legal, chegou sobrando e bem. Normalmente eu chego bem mortinho e quebrado. Sobrou até um prêmio em dinheiro. Bom demais. Fiquei muito contente com a sua conquista. E agora rumo ao sub 1h45min !!! Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Eduardo!
      Fiquei muito feliz pelo resultado e principalmente por ter curtido tanto cada km da prova. Isso traz motivação para seguir firme nos treinos e buscando novos desafios.
      Obrigada mais uma vez pelas dicas e pela torcida.
      Abraços!

      Excluir
  4. Alessandra,
    Primeiramente parabéns pela FANTÁSTICA prova! Sua felicidade e bem estar transpiraram nas linhas do seu post :-)

    "Segundamente", não existe satisfação maior do que saber que lhe ajudei de alguma forma. A "premonição" veio quando percebi os tempos que você estava registrando nos treinos.

    Agora que matastes sua ansiedade com a Meia Maratona, vai poder voltar a fazer o que mais gosta: correr! Opa! Você já está fazendo isso novamente, não é? Então curta! Curta muito!

    Só um puxão de orelha... respeite os intervalos de descanso. Seu corpo e sua felicidade precisam disso.

    Boas passadas!

    André
    http://andreeotenis.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André!
      O sorriso de orelha a orelha não tem jeito de desaparecer do meu rosto,rsrsrs.
      Nem nos meus melhores sonhos eu conseguia me imaginar encarando essa prova com tanta disposição. Correr além de ter trazido enormes benefícios para a minha vida, tem me ensinado que a preparação e principalmente a postura que a gente assume diante de novos desafios são fundamentais para se chegar aos objetivos(e até mesmo superá-los).
      Muito obrigada pelo incentivo. Vc não imagina o quanto o que disse me motivou e fez acreditar que era possível. E pode deixar que não vou esquecer do "puxão de Orelha".
      Abraços!

      Excluir
  5. Alessandra,

    Só conheci agora seu blog através do André e fiquei muito impressionado com sua evolução tão rápida em tão curto espaço de tempo. Você tem talento!

    Parabéns pela dedicação nos treinos e pela Meia-maratona!

    Já adicionei seu blog aos favoritos!

    abraço,
    Sergio
    corredorfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sérgio!
      De fato foi uma evolução rápida... até 8 meses atrás mal conseguia concluir 350mts correndo, rsrsrs. Essa evolução se deve sim a muuuuita dedicação, mas principalmente pelo prazer que venho sentindo em correr, pela alegria em conseguir me superar a cada treino e em cada prova. Acho que isso é a chave de tudo.
      Obrigada pela visita! Tem sido muito gratificante conhecer novas pessoas aqui no blog, trocar experiências, receber e dar incentivo.
      Também estou add seu blog.
      Abraços!

      Excluir
  6. oi, Alessandra!

    sem querer excluí o comentário que você tinha deixado no meu blog... ia tirar apenas o repetido e acabou apagando tudo, até mesmo a resposta que eu tinha colocado lá...
    desculpa, viu;)

    quanto a sua prova: menina, você arrasou!
    um voo lindo pelos 21km do desafio!
    soube administrar o ritmo e intuiu bem a o momento de ligar o motor turbo:)
    parabéns!!!

    você corre super bem!
    imagina quando tiver mais treinos???
    vai ficar lá, no topo do pódio;)

    filhota linda!
    parabéns!!!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elis!
      Adoro seus posts por que percebo que vc tem um prazer enorme em correr. Esse prazer, essa alegria são fundamentais para que eu de fato possa me dedicar e ter determinação na corrida. Os tempos são uma consequência disso tudo. Mas se depender da empolgação tenho certeza que os tempos vão continuar melhorando,rsrsr.
      A filhota além de linda é minha MINI TREINADORA, fica marcando meus tempos nos tiros,reclama quando estou mais lenta...não dá moleza, rsrsrs.
      BJS!!!

      Excluir
  7. Caramba menina.. que tempaço.. ainda mais numa primeira prova nessa distância.. nem que eu corra 20 mil provas dessa eu consigo esse tempo .rsss
    Parabéns mesmo!
    Sucesso e que venha muitas outras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jacke obrigada!
      Até eu me surpreendi com o tempo nessa Meia Maratona! Mas se visse o jeito como comecei a correr vc não se subestimaria tanto,rsrsrs.
      Obrigada pela visita!
      Bjs!

      Excluir
  8. Olá Alessandra.
    Vim agradecer o seu comentário e conhecer a sua história.
    Parabéns memso por essa conquista e realização. Foi "deveras" inspirador para mim.
    Só me bateu uma curiosidade, não encontrei (ou será que não li direito) qual foi essa meia que você participou.

    Felicidades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiz!
      Obrigada pela visita.
      A meia maratona foi em Passo Fundo(RS)cidade em que resido. Foi uma estreia em casa mesmo,rsrsrs.
      Abraços!

      Excluir
  9. Valeu Alessandra.
    Mais uma sulista pro time!
    \o/

    ResponderExcluir
  10. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Parabéns pela sua primeira meia maratona de muitas que virá...Pois a minha primeira competição oficial não foi uma pequena corrida e sim logo de cara uma meia maratona.
    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  11. Guria, que tempo fantástico!
    Pra ser a tua primeira meia, tu arrasou!
    Sub 1h50' s.e.n.s.a.c.i.o.n.a.l!
    Vou sapear o blog, descobrir um pouco de ti e te seguir!
    Obrigada acessar o meu.
    Bjo,
    Ingrid

    ResponderExcluir