Mais uma corrida de 8km aqui em Passo Fundo (RS).
Esta prova faz parte de um circuito de 4 etapas. Na primeira não participei (ainda estava engatinhando nas corridas). A segunda etapa foi a minha estréia e participei por insistência do marido, com o intuito de apenas me divertir, o que de fato aconteceu, mas surpreendentemente consegui o primeiro lugar na minha categoria com o tempo de 40'05.
Confesso que, apesar de ter achado que esse primeiro resultado não passava de sorte de principiante passei a me dedicar com mais afinco aos treinos. A evolução tem sido significativa, mas cabe aqui uma ressalva, ainda estou em fase de aprendizagem quanto ao momento de descansar, rsrs.
Durante a semana, acabei não reduzindo o volume de treino como deveria e para completar exagerei no treino de tiros na 5° feira. O resultado foi que, na 6° feira minhas pernas a todo momento me faziam lembrar do esforço da semana. A tardinha sai dar uma caminhada de uns 40 min. para ver se acelerava o processo de recuperação. No sábado pela manhã ainda tinha dores, então fiz um trote, de cerca de 30 minutos, bastante leve, o que contribuiu para relaxar a musculatura. Ficou a lição de organizar melhor os treinos nas semanas em que tenho provas programadas, para dar tempo do corpo estar plenamente recuperado.
A prova desta 3° etapa aconteceu às 9h. do domingo. O percurso, o mesmo da etapa anterior, saiu da Av. 7 de Setembro (no Centro da cidade) seguiu pela av.Presidente Vargas até o Estádio Vermelhão da Serra, onde retornávamos, sendo a chegada no Parque da Gare.
Na largada, acabei ficando um pouco para trás, mas não perdi o contato com as primeiras colocadas. No 3°km estava me sentindo cansada, no entanto, conseguindo manter um bom ritmo. Começou então a famosa subida do "Vermelhão da Serra" e pensei "se já esta difícil, agora vai ficar bem pior". Porém o que percebi foi os demais corredores diminuindo o ritmo enquanto o meu parecia inalterado. Passei uma corredora (mais alguns corredores, rsrs) e já estava na cola de outra quando, um amigo, que estava retornando, deu um grito de apoio. Eu, que ainda estudava a possibilidade de dar o bote, acordei e tratei de ultrapassar a garota, rsrsrs.
Alguns metros depois já havia o retorno. Com a prova se aproximando do final, a sensação de cansaço simplesmente foi embora (vai dizer que o psicológico não influência...).
 |
Minha mini treinadora! |
Minha filha vibrando perto da linha de chegada é sempre minha maior realização, e de longe já podia ouvi-la gritando:" Mãe você é a segunda!!!".
Ao cruzar a linha de chegada recebi um abraço da corredora que ganhou a prova. Ela veio me cumprimentar por que soube que havia começado a me embrenhar na corrida a pouco tempo e queria parabenizar pela conquista. Fiquei comovida com o gesto.
O tempo da prova foi de 37'14. Em 3 meses reduzi cerca de 3 minutos !!!
Tenho plena consciência de que, daqui para frente, a melhora nos tempos já não será tão grande, mas a minha motivação... AH!! Essa só aumenta a cada dia, rsrsrs.
Quanto as dores que relatei no post anterior esta descartado "Síndrome de Piriforme" parece ser algo no glúteo máximo e não ter mesmo muita relação com a corrida, de qualquer forma até quarta-feira terei o diagnóstico completo, mas como não houve restrição a prática de atividades, tudo me leva a acreditar que não seja nada sério.
Séria mesmo era a carinha da minha filhota analisando o troféu e questionando:"Mãe é melhor tirar o 2° lugar no geral do que tirar o 1° lugar na categoria, né?!!"