segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Voando baixo...

Mais uma corrida de 8km aqui em Passo Fundo (RS).
Esta prova faz parte de um circuito de 4 etapas. Na  primeira não participei (ainda estava engatinhando nas corridas). A segunda etapa foi a minha estréia e  participei por insistência do marido, com o intuito de apenas me divertir, o que de fato aconteceu, mas surpreendentemente consegui o primeiro lugar na minha categoria com o tempo de 40'05.
Confesso que, apesar de ter achado que esse primeiro resultado não passava de sorte de principiante passei a me dedicar com mais afinco aos treinos. A evolução tem sido significativa, mas cabe aqui uma ressalva, ainda estou em fase de aprendizagem quanto ao momento de descansar, rsrs.
Durante a semana, acabei não reduzindo o volume de treino como deveria e para completar exagerei no treino de tiros na 5° feira. O resultado foi que, na 6° feira minhas pernas a todo momento me faziam lembrar do esforço da semana. A tardinha sai dar uma caminhada de uns 40 min. para ver se acelerava o processo de recuperação. No sábado pela manhã ainda tinha dores, então fiz um trote, de cerca de 30 minutos, bastante leve, o que contribuiu para relaxar a musculatura. Ficou a lição de organizar melhor os treinos nas semanas em que tenho provas programadas, para dar tempo do corpo estar plenamente recuperado.
A prova desta 3° etapa aconteceu às 9h. do domingo. O percurso, o mesmo da etapa anterior,  saiu da Av. 7 de Setembro (no Centro da cidade) seguiu pela av.Presidente Vargas até o Estádio Vermelhão da Serra, onde retornávamos, sendo a chegada no Parque da Gare.
Na largada, acabei ficando um pouco para trás, mas não perdi o contato com as primeiras colocadas. No 3°km estava me sentindo cansada, no entanto, conseguindo manter um bom ritmo. Começou então a famosa subida do "Vermelhão da Serra" e pensei "se já esta difícil, agora vai ficar bem pior". Porém o que percebi foi os demais corredores diminuindo o ritmo enquanto o meu parecia inalterado. Passei uma corredora (mais alguns corredores, rsrs) e já estava na cola de outra quando, um amigo, que estava retornando, deu um grito de apoio. Eu, que ainda estudava a possibilidade de dar o bote, acordei e tratei de ultrapassar a garota, rsrsrs.
Alguns metros depois já havia o retorno. Com a prova se aproximando do final, a sensação de cansaço simplesmente foi embora (vai dizer que o psicológico não influência...).


Minha mini treinadora!
 
Minha filha vibrando perto da linha de chegada é sempre minha maior realização, e de longe já podia ouvi-la gritando:" Mãe você é a segunda!!!".
Ao cruzar a linha de chegada recebi um abraço da corredora que ganhou a prova. Ela veio me cumprimentar por que soube que  havia começado a me embrenhar na corrida a pouco tempo e queria parabenizar pela conquista. Fiquei comovida com o gesto.





 
O tempo da prova foi de 37'14. Em 3 meses reduzi cerca de 3 minutos !!!
Tenho plena consciência  de que, daqui para frente, a melhora nos tempos já não será tão grande, mas a minha motivação... AH!! Essa só aumenta a cada dia, rsrsrs.
Quanto as dores que relatei no post anterior esta descartado "Síndrome de Piriforme" parece ser algo no glúteo máximo e não ter mesmo muita relação com a corrida, de qualquer forma até quarta-feira terei o diagnóstico completo, mas como não houve restrição a prática de atividades, tudo me leva a acreditar que não seja nada sério.
Séria mesmo era a carinha da minha filhota analisando o troféu e questionando:"Mãe é melhor tirar o 2° lugar no geral do que tirar o 1° lugar na categoria, né?!!"
 
 

16 comentários:

  1. Meninaaaa, que conquista linda!!! =)
    Uma dúvida: há quanto tempo você corre? Pq parece que não faz tanto tempo e vc é incrivelmente atleta!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Carol obrigada!
    Comecei a realizar "tentativas" de correr a cerca de 10 meses. Corria uns 300mts, caminhava outros 600...devagarinho fui aumentando. Em junho deste ano participei da minha primeira prova.
    Não canso de afirmar que se eu posso, qualquer um pode. Por que sempre fui uma pessoa extremamente sedentária, antes de começar a correr, não praticava qualquer atividade física.
    BJS!


    ResponderExcluir
  3. tua filha sabe sabe tudo;)

    Alessandra, menina, você não corre: voa:)

    tá arrasando, voando, e o melhor, aprendendo e se divertindo a cada nova conquista!

    eu acho que você ainda vai e melhorar, e muito, seus resultados!

    mente forte ajuda, né não;)

    parabéns!!!

    bjs
    e dá aí meus parabéns pra treinadora;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elis obrigada!
      Meu compromisso nessas provas tem sido com a diversão ,o prazer e a superação. Tanto que nessa prova corri sem relógio, focada só na minha sensação de esforço. A cada corrida me entendo melhor e aproveito mais!
      A filhota é um páragrafo a parte...me sinto motivada diante de cada sorriso dela(ou mesmo diante das caretas, quando acha que o tempo não foi bom,rsrs) e também me faz perceber que a corrida é "lúdica",por isso é tão bom.
      Elis queria também comentar que vc e suas "aventuras" são uma inspiração pra mim
      BJS!!!

      Excluir
  4. Alessandra,
    Sua performance é impressionante. Difícil de acreditar que levasse uma vida sedentária antes. Você nasceu para correr!

    Parabéns pela conquista e que sirva de motivação para muitas!
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio,
      Pra mim tudo isso tem sido uma grande lição. Com determinação e empenho somos capazes de tudo,rsrs.
      Obrigada abraços!!

      Excluir
  5. Alessandra,
    Parabéns! Voando baixo mesmo! Muito lindo o troféu.
    Arrasou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana!
      Subir no pódio..ganhar troféu...tudo isso é ótimo ,mas se sentir desfiada, se superar esse é o maior prazer.
      BJS!

      Excluir
  6. Que barato, Alessandra :-)
    Parabéns pela conquista e pela treinadora que tens. O braço ficou eriçado quando li a participação dela no texto.
    Boas passadas!
    André
    http://andreeotenis.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André!
      A filhota tem tido papel fundamental na minha trajetória nas corridas. Ela me acompanha em praticamente todos os treinos em pista, fica marcando meus tempos, me motivando e até reclama quando acha que não esta legal,rsrs.
      É uma troca ela me dá motivação e incentivo e eu mostro a ela que com esforço e dedicação a gente pode estar sempre se superando.
      Abraços!

      Excluir
  7. Alessanda, impressionante a sua melhora em tão pouco tempo. Mas sei que isso é fruto de muitos treinos. Agora, não tem satisfação maior do que o apoio e a torcida dos nossos filhos. É o maior troféu que a gente pode receber. Parabéns pelo seu excelente desempenho. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduardo!
      Com certeza não tem nada mais gratificante do que o apoio da família. Minha filha adora acompanhar os treinos e provas e agora anda "treinando" para uma prova infantil que teremos aqui na cidade em outubro, fico na torcida que ela continue tomando gosto pelas corridas.
      Abraços!

      Excluir
  8. Oi, Alessandra.
    Parabéns pela prova. Você não foi ótima, foi EXCELENTE!! Concordo com o comentário de todos aqui acima. E se você ficou em segundo lugar "balançada" pelo psicológico, imagina com foco total. É uma corredora nata. Muito bacana isso tudo. A corrida deixa a gente muito feliz e saber o quanto isso faz importante pra ti é muito legal. Só veja esta questão do quadril...
    Um beijão e bons km's!!
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena!
      Muito obrigada pelas palavras...tem sido muito gratificante poder através do blog dividir as alegrias, dúvidas, percepções e transformações que a corrida tem provocado no meu cotidiano.
      BJS!!

      Excluir
  9. Mas guria, que show de tempo!!!!
    Olha, teu desempenho está cada vez mais incrível!
    O troféu, além de lindo é super merecido!!!
    Bjo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ingrid!
      De fato estou muito entusiamada com a melhora de desempenho.
      Não adianta, sou movida a desafios. Estar em busca de uma melhor performance, pelo menos no meu caso, serve como um estímulo e tanto para continuar treinando forte.
      BJS e bons treinos.

      Excluir