quinta-feira, 5 de julho de 2012

Longão...

A semana  que passou foi tomada por uma série de contra tempos, tanto no trabalho como em casa (empregada entrando de licença, outra substituindo). Para ajudar tive na metade da semana uma virose com direito a febre, dor no corpo e todos os demais inconvienientes que nem merecem ser relatados, mas nem isso foi capaz de atrapalhar os treinos. A planilha foi seguida a risca com os quatro  treinos da semana mais o longão de domingo que totalizaram 58 kms.
O longo de domingo foi um caso a parte. O percurso eram 11kms (ida e volta somando 22km) o trecho é uma estrada razoavelmente tranquila nos finas de semana e cheia de ladeiras.
Eu já estava quase recuperada da virose, mas ainda me sentia um pouco fraca e sabia que tinha que caprichar na hidratação.
O maridão resolveu  me acompanhar nesse treino o que me deixou feliz e  receosa ao mesmo tempo, pois o maior percurso que ele já tinha feito correndo até então era de no máximo uns 15kms. Além do mais tem treinado praticamente nada. Deixamos minha cunhada de prontidão, caso fosse necessário algum resgaste, rsrsrs.
Começamos o treino já eram 9hr. da manhã o que foi um erro, pois estava quente e muito seco.
O Marcelo impos um ritmo forte desde o início o que me obrigou a forçar para poder acompanhá-lo. Além das enormes ladeiras, na ida, tinhamos o  vento contra, mesmo assim completamos os 11 kms em 55 minutos.
Paramos para nos hidratar e fiquei só observando ele cheio de energia e todo entusiasmado. Eu estava bem, mas confesso que fiquei me questionando se aguentaria o mesmo ritmo na volta, o que me consolava é que o trajeto agora seria um pouco mais fácil, afinal pra baixo todo santo ajuda, rsrsrs.
Retomamos e logo ele  avisou que depois de mais alguns quilometros podiamos tentar apertar o ritmo para etapa final. Nem tentei argumentar... me limitei a fazer um aceno afirmativo com a cabeça (já procurando economizar energia, rsrsrs) e pensei: "Que Deus me ajude!!!"
Mas essa animação toda durou no máximo mais 3 kms, comecei a perceber  que a expressão dele foi se alterando até que ouvi: "Pode continuar correndo, vou ter de caminhar um pouco."
HÃ???? E o sprint final???? Acabou o gás!!!
Diminuimos o ritmo e ele foi alterando periodos de caminhada e trote, mas chegou... não precisou ser resgatado, rsrsrs. Não tripudiei, pelo contrário, exaltei o fato dele ter concluido o percurso.
Confesso que em alguns momentos cheguei a pensar: " Puxa vida! Eu treino  tanto e esse cara vem aqui me ditar ritmo. O que será que estou fazendo de errado?" Na volta ficou claro que não havia nada de errado, sem treino é pouco provável que se tenha resistência.
Conclui a segunda etapa do percuro em 1h.1min., apesar de o trajeto ser mais fácil , o calor apertou ( quem diria temperaturas de 24°c em pleno inverno do sul) o vento, que poderia ser um aliado, sumiu, eu chegava ficar feliz quando via um caminhão na estrada, por que o deslocamento de ar que ele provocava ajudava a dar uma refrescada.
Esses treinos mais longos tem sido a minha alegria, fico lembrando de quando corria 5kms e depois dormia quase a tarde toda pra me recuperar. Agora, apesar de acabar o treino cansada, quando muito me permito uma cochilada de meia hora a tarde que é pra não atrapalhar o descanso da noite. E  melhor... no outro dia já estou zerada pra correr de novo, rsrsrs.
Daqui exato 1 mês haverá uma meia maratona aqui na minha cidade então os treinos estão voltados para essa prova, o objetivo é concluir bem, acabar inteira e feliz, o tempo vai ser uma consequência, até essa prova talvez  ainda faça uma de 10 kms.

Um comentário: